Vem chegando o verão...


Vem chegando o verão e com ele alguns problemas comuns de pele vem junto, são eles: Herpes, acne, micose, esses podem surgir por causa dos raios solares.

     Os raios solares são essenciais para a formação da vitamina D no corpo humano, e é ele também que nos proporciona um belo bronzeamento. Mas os riscos da exposição excessiva ao sol para a saúde da pele vão muito além das queimaduras solares. Vem um alerta dos nossos especialistas que, a radiação ultravioleta diminui a imunidade da nossa pele.

Para completar, o calor intenso e o suor, rico em cloreto de sódio, ácido úrico e ureia, agridem a pele e contribuem para o surgimento de várias doenças.

     Aqui vão dicas de como identificar e combater os problemas de pele mais comuns do nosso verão.

Acne: O calor aumenta a oleosidade da pele, a recomendação dos nossos especialistas é lavar o rosto 3 vezes por dia, e usar uma loção adstringente a noite, para retirar todas as impurezas da pele, sem esquecer de usar filtro solar proprio para pele oleosa.
Em algumas pessoas de pele mais sensivel, podem surgir lesões parecidas com acne pelo corpo, por diversos motivos...como, mudanças alimentares, suor intenso, iodo da água do mar ou pelo cloro da piscina, para prevenir, é necessario banhos imediatos após voltar da praia ou piscina, Atenção redobrada com a hidratação de sua pele oleosa, podem seu usados, hidratantes com vitamina B5, vitamina E, extratos calmantes como o aloe vera, óleo de amendoas, pois eles fazem uma barreira, um filtro, isso evita que a pele perca água.

Alergias: A pele fica mais sensível as substancias alergenicas por causa da dilatação dos vasos sanguineos, isso ocorre por causa do calor, além disso o suor pode piorar tudo. O suor acaba diluindo as particulas das substancias de acessório e roupas, e isso facilita a absorção do corpo, por isso em alguns casos, cosméticos que nunca deram alergia antes, agora podem dar alguma reação alergica. Atenção com produtos com alcool, bastante perfumados ou coloridos, roupas e acessórios de cor forte também tem muitos corantes e podem irritar a pele.

Dermatites:A pele pode ficar vermelha e descamar no couro cabeludo, dobrinhas do nariz e sobrancelhas, usar xampus anti-caspas e banhos frequentes ajudam a evitar o problema.

Herpes: A radiação ultravioleta diminui a imunidade da nossa pele, e o vírus da herpes que é muito oportunista, acaba se aproveitando dessa baixa imunidade, usar um fotoprotetor labial com FPS acima de 30, ajuda a hidratar a pele e protege-la.

Micoses: Os fungos gostam muito do calor e umidade dos biquinis, maios e sungas molhados e do suor. Eles são causadores das micoses de unha e pele. Eles causam as manchas brancas e descamadas, no dorso, costas, peito e couro cabeludo, para evitá-las, não fique muito tempo com roupas úmidas, suadas ou muito apertadas, que podem causar assaduras.
As unhas e pés podem ser atacados também, com as , frieiras, pés de atletas, para isso evite sapatos fechados por longos periodos, uma dica, seque muito bem os pés apos o banho, para garantir que eles estevam bem secos, use o secador de cabelo no frio para secalos. Em hipotese nenhuma faça uso da auto-medicação, pois cada fungo tem um tratamento específico, e a automedicação pode tornar o fungo mais forte e a micose só piora, cuidado.

Queimaduras por Frutas: uma alergia bem comum,é a fitofotodermatose, é uma reação da pele por exposição ás frutas cítricas e ao sol. deve-se ser lavar bem as mãos após manipular limões, abacaxis e laranjas.

Queimaduras solar: A radiação UVB está mais alta neste verão, quem se descuida pode sofrer com as queimaduras solares, que são reações inflamatórias na pele. Tendo queimadura intensa pode ocorrer alguns sintomas como, dor de cabeça, tonturas e até perda da consciência. Ocorrendo isso, a pessoa deve ser levada de imediato a um pronto-socorro, para evitar complicações maiores.
Queimaduras mais leves podem ser tratadadas com produtos de uso tópico, anti-inflamatórios.
Pessoas queimadas do sol, nem pensar em pegar sol, nem pouquinho, nada, deve tomar banhos frios, curtos, porem vários durante o dia, sem esquecer que a pele precisa ser muito hidratada.

Um dica...nunca esqueça!!!! tudo tem que ser com orientação médica, o dermatologista é o especialista que pode sempre nos orientar em relação ao uso de medicamentos, cremes e tratamentos, nada de auto-medicação, não coloque sua vida em risco, procure sempre orientação médica!!!!